Proprietários de veículos do Rio de Janeiro devem ficar atentos ao prazos de pagamento do IPVA 2023 RJ. A quitação deste tributo é obrigatório, então se você possui algum veículo, prepare-se para deixar este imposto em dia! Saiba mais sobre valores, datas de pagamento e tabela do IPVA RJ.
Valor do IPVA RJ
O IPVA é cobrado anualmente e o seu valor depende do modelo do veículo e as alíquotas do estado. Quem cobra e calcula esse imposto é a Secretaria de Estado da Fazenda.
Para saber o valor que será o seu IPVA RJ, visite o site do Detran!
Como é calculado o valor dos veículos usados?
O valor do IPVA dos veículos usados é determinado através de pesquisas realizadas na imprensa e instituições especializadas. Depois desse valor ser determinado, são aplicadas as alíquotas sobre esses valores.
Como é o cálculo de um veículo novo?
O cálculo é bem simples: em cima do valor de venda do veículo, são aplicadas as alíquotas próprias. Além disso, o número de meses no ano corresponde aos meses de propriedade do veículo.
Pagamento IPVA RJ
O pagamento do IPVA RJ pode ser feito em até 3x sem juros ou em cota única. O proprietário poderá obter a GRD ou Guia de Regularização de Débitos no site do Detran ou do Bradesco.
Como obter a guia de pagamento?
Obter a guia de pagamento é muito fácil, basta acessar o site do banco responsável pela arrecadação, neste caso o Banco Bradesco, ou dirigir-se a um totem da instituição e digitar o número do seu Renavam para obter o boleto de pagamento.
O contribuinte tem até a data do vencimento para realizar o pagamento do boleto ao banco arrecadador, desde que esse cheque seja nominal.
Em casos de atrasos nos pagamentos, serão cobrados apenas juros de mora!
Se você possui dívidas anteriores a essa, não tem problema, essas dívidas não precisam ser quitadas agora, mas se você quiser receber o CRLV, documento que comprova o licenciamento, deve quitá-las.
O vencimento do IPVA 2023 ocorre 30 dias após a aquisição do veículo. Nestes casos, o pagamento é feito também através da GRD.
Alíquotas do IPVA RJ
Os valores das alíquotas são muito importantes para determinar o valor que será cobrado no IPVA RJ. Elas são divididas da seguinte maneira:
- 0,5% (meio por cento) aplicados para veículos utilizados exclusivamente para locação, para transporte de pessoas jurídicas com atividades que envolvam locação, desde que devidamente comprovada nos termos da legislação ou na posse de um contrato formal de arrendamento;
- 1% (um por cento) aplicados para caminhões-tratores, caminhões, veículos que façam transporte de passageiros com a utilização de taxímetro e que pertençam a pessoas jurídicas. veículos que utilizem gás natural ou energia elétrica;
- 2% (dois por cento) para motocicletas, ônibus, micro-ônibus, automóveis movidos a álcool e ciclomotores;
- 3% (três por cento) para camionetas bi-combustíveis, que sejam movidas a álcool e/ou gasolina e utilitários como automóveis de passeio;
- 4% (quatro por cento) para veículos de procedência estrangeira, automóveis de passeio (exceto utilitários), camionetas, automóveis bicombustível e todos os demais não mencionados acima.
Isenção do IPVA RJ
Alguns casos específicos serão isentos do pagamento do IPVA RJ. São eles:
- Veículos pertencentes a entidades filantrópicas, desde que estejam devidamente registrados;
- Veículos alugados para exercer atividade remunerada, como os táxis;
- Veículos que foram adaptados para portadores de deficiência física;
- Veículos utilizados por entidades oficiais (municipais, estaduais e federais);
- Veículos que possuem mais de 15 anos de fabricação.